1. Inovação na Gestão pública
- Cristiano Ferri – LabHacker
Esta oficina vai mostrar que QUALQUER servidor público pode desenvolver projetos de inovação. Na verdade, capacidade para inovar deve ser elemento essencial do trabalho do servidor, não importa se ele atua no plano estratégico, tático ou operacional.
Conheça as principais tendências de inovação em governos no mundo. Venha testar ferramentas simples de inovação, além de entender as “regras invisíveis” da política e da burocracia.
O objetivo maior é instrumentalizar e inspirar servidores, gestores públicos e interessados a transpor as tantas barreiras políticas, burocráticas e pessoais que dificultam e, muitas vezes, impedem a realização do trabalho com a inovação e eficiência que o mundo de hoje exige.
Como vivemos em período de crise no serviço público, nessa oficina vamos conhecer e exercitar novas práticas que vão ajudar o desenvolvimento de alta performance para inovação e a consequente entrega de serviços ao cidadão com extrema qualidade e presteza.
2. Transparência e Inovação no Controle Social
- Rafael dos Anjos – GEDANKEN
Como big data e inteligência artificial podem auxiliar na transparência e confiança nos relacionamentos entre Governos, empresas e pessoas.
Conteúdo:
- Uso de dados públicos e Inteligência artificial no combate a irregularidades na administração dos municípios.
- Transparência no relacionamento entre governos e empresas no momento do processo de licitação.
- Risco de relacionamento e pagamento governamental – como saber e estimar o prazo de pagamento e risco de uma licitação.
- Uso de big data, inteligência artificial e machine learning para reduzir risco de contratação e acelerar/ automatizar o processo de cadastro, homologação e due diligence de fornecedores de empresas privadas.
- Como identificar e monitorar o risco no relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros comerciais.
3. Análise de Dados Governamentais
OFICINA 100% PRÁTICA: É NECESSÁRIO QUE O PARTICIPANTE LEVE O PRÓPRIO NOTEBOOK.
- Marcos Vinícius Guimarães – Analista de Sistemas do TSE
Centrada no Aprendizado Baseado em Problemas (Problem Based Learning – PBL), o participante será confrontado com problemas reais e apresentado às técnicas e ferramentas capazes de ajudá-lo a resolver esses problemas. Ao final do curso, deverá ser capaz de, em nível básico, fazer análise de dados abertos governamentais, obtidos nos portais municipais, estaduais e federal, extraindo conhecimento útil a partir dessas bases de dados, com vistas ao aumento do controle social sobre as ações/informações governamentais.
4. Governo Aberto – Novas Jornadas com Governo Aberto
A oficina objetiva criar momentos vivenciais e reflexivos relacionados à temática de Governo Aberto e, para isso, os organizadores propõem a realização de uma atividade orientada por uma metodologia dialógica que valorize as contribuições dos presentes e a participação ativa do grupo.
Considerando a referida perspectiva, apresentamos proposta de roteiro que visa auxiliar as facilitadoras na condução do trabalho e no alcance dos objetivos da atividade. Ressaltamos que tal roteiro pode ser adaptado mediante os contextos identificados.
Objetivos
- Dialogar sobre os benefícios deste novo paradigma da administração pública para o fortalecimento da democracia, da legitimidade da ação pública e da promoção do bem-estar coletivo.
- Reforçar a importância de se incluir os cidadãos no processo de tomada-de-decisões e na formulação e implementação de políticas públicas.
- Oferecer espaço de vivência, reflexão e aprendizado sobre as práticas de governo aberto, de modo a disseminar estratégias para sua implementação.
- Promover espaço de diálogo sobre formas de implementação de iniciativas de Governo Aberto, abordando tópicos referentes a metodologias, identificação de temáticas, recursos fundamentais, transparência, responsividade dos entes públicos, inovação, participação cidadã, dentre outros aspectos relacionados.