[vc_row][vc_column][vc_column_text]
DIA 26 DE AGOSTO: INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE PREFEITURAS, ÓRGÃOS E NOMES CONFIRMADOS ENTRE OS PALESTRANTES
Gestão pública será o tema que abrirá o 3º Congresso Pacto pelo Brasil, no dia 26 de agosto de 2019. A programação do dia trará bons exemplos e tendências mundiais sobre a temática do evento, “Práticas Honestas na Relação Público-Privada”.
MANHÃ:
A parte da manhã será dedicada a um intercâmbio de prefeituras da América Latina e workshops. Estão confirmados: “Lei 13.460 e Ouvidoria Municipal”, com Thiago Ávila e Ouvidoria da Controladoria Geral da União (CGU); “Plataforma e-democracia e WikiLegis”, com o LabHacker da Câmara dos Deputados; “Controle Oficial + Controle Social”, com a Rede de Controle da Gestão Pública do Rio Grande do Sul a participação do Observatório Social do Brasil – Porto Alegre, compartilhando a boa prática sobre a gestão pública no controle do Estado; e “Compliance Público” com o Dr. Felipe Hayashi da Secretaria de Segurança do Paraná.
TARDE:
A tarde acontece a mesa redonda “Desafios e Avanços na Prevenção e Combate à Corrupção”, com os autores do livro “Carreiras Típicas de Estado – Desafios e Avanços na Prevenção e no Combate à Corrupção” e os painéis.
O primeiro é “Eficiência da Gestão Pública Municipal”, apresentando as iniciativas e melhores práticas do Intercâmbio de prefeituras da América Latina, seguido do painel “Boas práticas em transparência”, com participação de Deborah Arôxa, do Ministério da Economia; Antonio Barros, Auditor Federal e Líder do Programa Tesouro Educacional, da Secretaria do Tesouro Nacional, e representante do Pacto pela Transparência da Controladoria Geral da União (CGU).
NOITE:
A noite acontecerá a abertura oficial, com a palestra magna “Perspectivas no Enfrentamento à Corrupção no Brasil”, com o Dr. João Pedro Gebran Neto, desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
NETWORKING:
Na área de networking acontecerão dois eventos: lançamento do livro “Unicesumar/OSB”: “Carreiras Típicas de Estado – Desafios e Avanços na Prevenção e no Combate à Corrupção“, da autora Regina Hirosi, e a exposição fotográfica de Rosemary Eisenberg.
Para a Coordenadora Técnica do Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes (CIFAL) Curitiba, Priscila da Paz Vieira, o intercâmbio de prefeituras e o painel de instituições públicas serão ótimas oportunidades para trocas de experiências e boas práticas em integridade e transparência na América Latina.
“Espaços como estes são ricos para fortalecer as iniciativas já em curso, além de inspirar outros a desenvolver ações similares. É um momento para aproximar as lideranças que tem propósitos e compromissos com a integridade e estimular que considerem ações coletivas para o combate à corrupção”, opinou.
Segundo Deborah Arôxa, Diretora de Transferências da União, da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, é possível ver um movimento aonde todos os atores, inclusive o controle social, estão se mobilizando para fortalecer a melhoria da gestão pública e ampliar a integridade e transparência do país. “Eu vejo que é fundamental trazer a temática de gestão pública, e ter um dia dedicado integralmente ao assunto é essencial para que possamos promover uma transformação no país e gerar resultados efetivos para o cidadão e a sociedade”, declarou.
“A minha expectativa é que possamos ter discussões extremamente ricas e que seja um momento de parar e refletir, debater melhores estratégias, traçar alinhamentos, criar sinergias e construir todos juntos uma realidade diferente no nosso país, com uma governança colaborativa e promovendo o foco em resultados, contou Deborah Arôxa.
O EVENTO:
O 3º Congresso Pacto Pelo Brasil vai ser realizado entre os dias 26 e 28 de agosto de 2019, no Centro de Eventos Sistema FIEP, na cidade de Curitiba-PR. Com a temática “Práticas Honestas na Relação Público-Privada”, o evento tem Inscrições GRATUITAS, disponíveis no site pactopelobrasil.org.br a partir do dia 1º de julho.
Em razão de ser uma proposta de alta relevância em soluções para o Brasil, o 3º CONGRESSO PACTO PELO BRASIL conta com correalizadores como: UN Global Compact – Cities Programme Brazil Regional Office, Agência CIFAL – Curitiba e a Rede Brasil do Pacto Global da ONU; além dos importantes parceiros, como: Sistema FIEP, MicroPower Global, Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB), Bolsa Brasileira de Mercadorias, Sancor Seguros e o apoio estratégico da iCities e apoio do Alliance for Integrity.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]