Dia 20 é a abertura oficial do 2º Congresso Pacto pelo Brasil e, como já dito anteriormente, o tema é Governança, que será o pontapé inicial no maior evento nacional sobre Transparência e Ações Anticorrupção. Durante a tarde, das 13h30 às 17h30, o enfoque será nas Novas Medidas Contra a Corrupção e na Campanha Unidos Contra à Corrupção.

O dia será divido em dois painéis, sendo o primeiro “70 Medidas em Análise”. Na oportunidade profissionais de alto conhecimento e envolvidos com o tema já estão confirmados e garantem a qualidade do debate sobre o assunto: Michael Mohalem, da Fundação Getúlio Vargas; Dr. Deltan Dallagnol, Procurador do Ministério Público Federal; Bruno Brandão, da Transparência Internacional, e o advogado Dr. Beto Vasconcelos. A mediação será feita pela jornalista Alana Rizzo.

O segundo é “Quem apoia as Novas Medidas” e conta com nomes como: Emilio Parolini, da Federaminas; Mauro Silva, ex-jogador da Seleção Brasileira e membro da Federação Paulista de Futebol; Fábio Oliveira, do Instituto Mude; e Paula Oda, do Instituto Ethos.

Para Dallagnol, se queremos um país melhor, precisamos debater esse assunto e, segundo ele, nada melhor do que o período eleitoral para fazer isso. “O congresso nos dará a oportunidade de falar sobre o maior problema brasileiro – a corrupção – e como podemos fazer um pacto, uma grande união, para alcançar soluções”.

 Bruno Brandão diz que está com uma grande expectativa em poder participar do 2º Congresso Pacto pelo Brasil e reunir forças com o grupo que hoje, para ele, representa a força mais bem organizada no combate a corrupção em nível local e nacional. “Nas cidades onde os mecanismos de controle são mais frágeis, o Observatório Social atua de forma importante na ajuda ao combate à corrupção”, diz.

 

Novas Medidas Contra a Corrupção – Lançado pela Transparência Internacional, o pacote das Novas Medidas é formado por 70 propostas legislativas (projetos de lei, propostas de emenda constitucional e resoluções), divididas em 12 blocos.

A elaboração do documento, que já é considerado o maior pacote anticorrupção do mundo, contou com a participação de mais de 370 instituições e de 200 especialistas. Também foi realizada uma consulta direta à população, através da plataforma Wikilegis, que contou com a participação ativa de 912 usuários cadastrados, que fizeram 379 sugestões às novas medidas.

Unidos Contra à Corrupção – A campanha é promovida por uma coalizão de organizações e movimentos da sociedade civil, sem vínculos partidários, da qual o Observatório Social do Brasil faz parte. Tem como principal foco transformar o pacote de medidas em tema de debate eleitoral e conseqüentemente, estimular que o eleitor priorize candidatos que endossem as medidas. Mais informações no site http://unidoscontraacorrupcao.org.br/.

O evento –  O 2º Congresso Pacto Pelo Brasil vai ser realizado entre os dias 20 e 23 de agosto de 2018, no Centro de Eventos Sistema FIEP, na cidade de Curitiba-PR. Com a temática “Governança, Integridade e Tecnologia”, o evento tem Inscrições GRATUITAS, disponíveis no site pactopelobrasil.org.br.

 

SERVIÇO:

2º CONGRESSO PACTO PELO BRASIL

Data: 20 a 23 de agosto de 2018 (segunda à quinta-feira)

Hora: 20/08 – 14h (início) | 19h (abertura oficial) | Demais dias – das 8h30 às 17h

Local: Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep)

Endereço: Av. Com. Franco, 1341 – Jardim Botânico, Curitiba – PR, 80215-090

Inscrições: Gratuitas

Programação e mais informações: www.pactopelobrasil.org.br | 41 3307-7052